ORIENTAÇÃO TEÓRICA: ABORDAGEM
SOCIOCULTURAL
Ênfases: Histórico-Cultural e Construtivista
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Ênfases: Histórico-Cultural e Construtivista
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
1. O papel constitutivo da cultura (perspectiva sociogenética) no desenvolvimento da personalidade e dos diferentes aspectos / dimensões do Desenvolvimento Humano. Adoção de uma perspectiva sistêmica, que considere a complexidade do desenvolvimento humano;
2.
Necessidade de se estudar o processo através do qual as interações se
constituem, a partir de uma perspectiva desenvolvimental que busque identificar
os padrões de mudança ao longo da dimensão temporal ;
3. Adotando uma abordagem epistemológica e teórica que considera o caráter sistêmico e processual do desenvolvimento humano, dá-se igual ênfase aos processos de “canalização” do contexto socio-histórico cultural no qual a criança está inserida, e ao papel ativo, construtivo, do indivíduo em seu próprio processo de desenvolvimento ;
4. O
valor de uma abordagem microgenética. Estudos microanalíticos dos processos
sociogeneticos implicados no desenvolvimento e, capaz de revelar a dinâmica dos
processos interativos que ocorrem em diferentes níveis da organização sistêmica
do fenômeno; necessidade de articulação entre os diferentes níveis temporais no
estudo do desenvolvimento humano: microgênse, ontogênese, tempo
histórico-cultural, filogênese;
5. O
valor heurístico da abordagem narrativa na perspectiva histórico-cultural.
http://www.unb.br/ip/labmis/orientacao.htm
OBS: isto é apenas uma leve abordagem
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